Sistema de Monitoramento: o que é e como funciona?

Sendo essencial para todo e qualquer local que seja abrigo para produtos, clientes ou familiares, hoje em dia é importante que o investimento em sistema de monitoramento seja feito.

Mas você sabe quando ele foi inventado? Ou por quais pessoas? Ou até mesmo como esse produto funciona? Reunimos neste artigo algumas informações que podem lhe ajudar a tirar todas as suas dúvidas e contratar um bom sistema de monitoramento. Boa leitura!

Quando o sistema de monitoramento foi inventado?

Falando sobre a invenção dessa verdadeira solução de segurança eletrônica, duas são as histórias registradas: uma na época da Segunda Guerra Mundial e outra com foco em monitorar pessoas por meio de produtos conectados a um sistema dedicado, isso na década de 1960. Veja abaixo como esses produtos funcionavam e por quais motivos foram inventados.

CFTV

O sistema de monitoramento via circuito fechado de televisão (conhecido por todos como CFTV) foi desenvolvido nos anos de 1941 e 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. Focado em vigiar o lançamento de mísseis em pequenas distâncias, nesta época que o primeiro gravador de vídeo também foi criado.

Essa invenção (a do gravador de vídeo) também permitiu o registro de vários momentos importantes, como por exemplo a primeira ida do homem à lua. E assim começava o modelo de sistema de monitoramento feito via CFTV.

Depois de um tempo (na verdade 45 anos), começava a produção de mini câmeras, o que permitiu a melhor visualização das imagens e monitoramento de vários locais e pessoas. Hoje em dia o CFTV é usado em muitas casas e empresas, se tornando uma parte importante dos sistemas de monitoramento.

BT-R

Em paralelo à criação do CFTV, também era inventado um interessante sistema de monitoramento eletrônico: nomeado de Behavior Transmitter-Reinforcer (da sigla BT-R), esse transmissor foi inventado por um grupo da conhecida Universidade de Harvard, localizada no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Ralph K. Schwitzgebel, o idealizador, teve esse pensamento logo depois de assistir um musical em que um casal de namorados teve sua felicidade interrompida após um homem com amor não correspondido se vingar. Ralph teve o pensamento de que, caso o casal soubesse que estava sendo perseguido, a tragédia poderia ter sido evitada.

Muito avançada para a época na qual foi criada (infelizmente levou um tempo para fazer sucesso), o projeto Streetcorner Research foi alocado em um igreja, mais precisamente no porão deste local. Os pesquisadores conseguiam visualizar mapas de toda a cidade, onde caso uma pessoa com transmissor entrasse na área de cobertura, o produto enviava um sinal para a central e permitia saber da localização.

Como uma remuneração de participação, todas as pessoas que usavam o então objeto de localização eletrônica eram jovens em liberdade condicional. Os pesquisadores pediam então um relato para saber como estava sendo a usabilidade e experiência do produto.

Levou um certo tempo para que essa tecnologia “explodisse” de fato, onde apenas em 1982 e após uma série de problemas para um investimento acontecer, esse produto foi adotado por vários estados americanos. Ele chegou a aparecer em histórias de quadrinhos de personagens famosos, momento que permitiu que o BT-R finalmente se tornasse um produto escalável.

O que torna um sistema de monitoramento tão completo?

Apesar de os exemplos anteriores explicarem como o sistema de monitoramento deu seus primeiros passos, hoje em dia eles mudaram muito com o grande avanço da tecnologia. Se em 1986 o CFTV já estava mais moderno e usual do que na época de 1940, hoje em dia é importante que as pessoas optantes por isso não passem por problemas de segurança.

Dessa forma, resolvemos reunir algumas funcionalidades que você deve pontuar no ato de contratação:

  1. Modernidade;
  2. Facilidade e bom pós-venda;
  3. Monitoramento 24 horas;

Modernidade

Sendo essencial para que a segurança não seja afetada por possíveis criminosos, hoje em dia é essencial que a modernidade esteja presente em um sistema de monitoramento. Isso porque sem isso não vai ser possível usufruir de todos os avanços tecnológicos.

Importante dizer que não estamos falando de produtos ou tecnologias que custam caro, mas sim do acesso à funcionalidades que hoje em dia se encontram acessíveis para todos. Um exemplo básico é a disponibilização de um aplicativo para Smartphone, que permite a visualização de câmeras e estado do alarme de maneira fácil e eficaz. Os demais dispositivos (como computadores e tablets) também não devem ser deixados de lado, já que estão presentes no dia a dia das pessoas.

Facilidade

A instalação de um sistema de monitoramento nunca deve trazer problemas para o contratante, certo? Dessa forma, não deixe de saber como a instalação de toda a aparelhagem é feita, perguntando também sobre o processo de pós-venda.

Imagine que algum componente do sistema de monitoramento em algum momento pare de funcionar. O que será feito pela empresa de segurança eletrônica para resolver o problema? Em quanto tempo as respostas serão dadas? São perguntas que não devem ficar sem resposta, pois sua segurança está em risco.

Monitoramento 24 horas

Você já viu aquela famosa placa que possui a frase “Sorria, você está sendo filmado”! Essa é uma indicação básica de que o local onde você está é vigiado por um sistema de monitoramento durante todas as horas do dia.

Quando for contratar uma empresa de segurança eletrônica para sua residência ou negócio, é essencial que a mesma ofereça monitoramento 24 horas. Falando ainda mais sobre segurança, também é importante que a companhia que você optar tenha um plano elaborado para caso alguma emergência aconteça, como por exemplo uma invasão de pessoas mal-intencionadas.

Como contratar uma boa empresa de sistema de monitoramento em Osasco?

Você está procurando uma boa empresa que entenda suas necessidades e ofereça produtos e soluções de primeira linha? Entre em contato com o Grupo Extrema! Quando uma pessoa entra em contato conosco, nós sempre procuramos oferecer os produtos que realmente farão diferença em seu no dia a dia.

Entre em contato com nossos consultores e descubra como podemos lhe ajudar a viver com mais segurança! Nossas soluções e produtos podem lhe ajudar, então faça isso agora mesmo e mude a sua vida e a de quem você ama.

Também não deixe de nos acompanhar nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram

Não deixe para depois

Confuso sobre que tipo de sistema deve comprar?
Nós te ajudamos!

Solicite um orçamento

Nosso Endereço

Rua Antônia Bizzaro, 251
Osasco - SP

Contato Direto

contato@grupoextrema.com.br
0800 605 3001

Horários

Segunda a Sábado - das 8 às 17h
Domingos: atendimento feito via Central do Cliente

Envie uma Mensagem

Está com alguma dúvida? Será um prazer te ajudar.
Estamos a apenas um e-mail de distância!

Dados da empresa

  • Rua Antonia Bizarro, 251, Osasco – SP
  • contato@grupoextrema.com.br
    (11) 0800 605 3001
  • Segunda a Sábado – das 8 às 17h
    Domingos: atendimento feito via Central do Cliente

© 2019 | Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Public Online

LIGUE P/ MIM
+
Ligue pra mim!
Open chat