Monitoramento por câmeras imagine a seguinte situação: você está viajando e recebe uma ligação da polícia informando que eles estão tentando invadir sua casa. A polícia garante, porque nada foi feito, mas pergunte o que está na câmera para identificar o responsável.
Ao examinar o disco rígido do gravador de vídeo que armazena as imagens, surgiu uma surpresa ingrata: nada foi gravado.
Muitas vezes, o responsável pela compra de um produto que fará parte do CFTV (circuito fechado de televisão) prioriza a melhor câmera disponível, esquecendo que as imagens precisam ser armazenadas em um disco rígido confiável.
Monitoramento por câmeras: Economia não irá trazer benefício
Para que o Monitoramento por câmeras funcione corretamente, é necessário encontrar um gravador de vídeo digital (chamado de DVR ou NVR) que tenha seu próprio disco rígido instalado para segurança eletrônica. Ao escolher um modelo tradicional que foca apenas na redução de custos, você acaba com um disco rígido projetado para computadores, que não pode ser executado em um sistema de vigilância.
Nas empresas de Instalação de alarme osasco, um disco rígido comum é encontrado em dispositivos como computadores e laptops que normalmente ficam ligados por cerca de 9 horas por dia e descansam pelas 15 horas restantes. Os equipamentos para CFTV precisam funcionar 24 horas por dia para Monitoramento por câmeras.
Ao monitorar com HD tradicional, o usuário precisa ter muita sorte para que o evento aconteça exatamente durante o funcionamento do aparelho.
A Importância de um HD em CFTV
Monitoramento por câmeras, também conhecido como HD, é o componente mais crítico do sistema de CFTV. A escolha de um disco rígido depende de várias considerações importantes, incluindo tipo de carga de trabalho, requisitos de capacidade, necessidades de desempenho e preocupações de confiabilidade.
Para aplicações de vídeo e vigilância, essas considerações são especialmente importantes para garantir alto desempenho e durabilidade do sistema.
Carga de trabalho e confiabilidade
Os discos rígidos comuns usados em computadores são projetados para funcionar 8 horas por dia, 6 dias por semana. Ao contrário dos sistemas CCTV que funcionam continuamente, a gravação é 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Usar esses discos rígidos comuns em um DVR/NVR reduzirá a vida útil e aumentará a probabilidade de falha. A falha resultará na perda de todo o conteúdo gravado e fará com que o DVR/NVR não consiga gravar mais nada.
Capacidade da gravação
Quando estiver cheio, o sistema de CFTV substituirá os dados do HD. Dependendo do número de câmeras e da qualidade da imagem, a gravação pode levar meses, semanas ou apenas algumas horas.
Sugestões de Marcas
Existem no mercado HDs especiais para CFTV, dos quais podemos citar:
- Western Digital Purple
- Seagate Surveillance
- HGST CinemaStar
Monitoramento por câmeras: hora da escolha
O tempo de gravação não é o único ponto que deve ser avaliado. Dispositivos especiais também oferecem outras vantagens, como: gravam mais rápido, evitam a perda de quadros da imagem, baixo consumo de energia e vibração e baixo ruído.
Dependendo do modelo, você pode encontrar versões com capacidades de armazenamento que variam de 1 TB a 18 TB. Também é interessante escolher um modelo que ofereça garantia estendida (como 3 a 5 anos), pois o fabricante garante que o produto aguenta essa maratona recorde por pelo menos 1.095 dias.
É muito importante que profissionais responsáveis forneçam as soluções certas, ou seja, tenham capacidade suficiente para evitar futuros inconvenientes como não conseguir gravar imagens de câmeras em momentos críticos, ou mesmo ter um sistema de CFTV que seja apenas um “placebo”.
Para os compradores, é recomendado estudar e entender o mercado, para não cair na armadilha, afinal, não é seguro jogar.