Originalmente câmera IP, os sistemas de CFTV, circuito fechado de televisão usavam apenas câmeras analógicas conectadas a um dispositivo de gravação (DVR) por meio de cabos coaxiais.
Com o advento dos sistemas digitais de CFTV, a câmera IP elas começaram a ser utilizadas em sistemas de vigilância, tanto comerciais quanto residenciais.
Câmera IP: O que é
Uma câmera IP é uma câmera que pode ter Instalação de alarme osasco e conectada a uma rede existente, ou acessada independentemente através de seu próprio IP através de um navegador web.
Em um sistema de CFTV com vários topos de câmeras, elas podem ser conectadas em rede a um NVR (Network Video Recorder) para que o dispositivo possa acessar, gravar e processar imagens de forma centralizada.
Por outro lado, também é possível acessar imagens de câmera IP sem usar nenhum dispositivo intermediário. Isso porque essas câmeras possuem IP próprio e um mini servidor web interno, permitindo que qualquer pessoa que conheça o IP da câmera e as credenciais de acesso visualize suas imagens pela internet ou mesmo pela internet.
Existem também modelos de câmeras sem fio ou Wi-Fi que permitem a conexão à rede sem a necessidade de cabo de rede (UTP), mas vale lembrar que a câmera ainda precisa estar conectada a uma fonte de alimentação.
Quais as vantagens e as Desvantagens?
No analógico vs. digital, é comum o analógico estar associado a tecnologia ultrapassada e ter qualidade inferior ao digital, mas nem sempre isso é verdade.
Ambos os modos têm seus prós e contras, que devem ser considerados em cada projeto e na implementação de um sistema de CFTV.
No caso de uso doméstico, apenas 1 câmeras é utilizada, no máximo 2, as câmera IP são as mais recomendadas devido ao custo e facilidade de instalação e uso.
No entanto, para sistemas profissionais, vários outros fatores devem ser considerados:
- Os sistemas analógicos formam um verdadeiro CFTV sem a necessidade de conexão com a internet ou intermediário. Em um sistema digital, a câmera é conectada a um switch compartilhado por outros equipamentos que podem interferir no monitoramento;
- Os sistemas digitais exigem maior largura de banda para enviar imagens das câmeras para os centros de monitoramento;
- Em sistemas analógicos, onde a câmera é conectada diretamente ao DVR, a latência, a estabilidade e a qualidade costumam ser melhores;
- O tamanho da sala e a distância entre a câmera e o gravador também devem ser considerados, pois os cabos coaxiais possuem limitações de distância;
- Em termos de qualidade de imagem, algumas câmeras analógicas já permitem o envio de imagens FullHD, o que é muito difícil em câmera IP, principalmente devido aos requisitos de largura de banda da transmissão.
Câmera IP: Uso Doméstico
As câmera IP se tornaram muito populares nos últimos anos, especialmente para uso doméstico.
A possibilidade de fácil instalação e acesso, bem como o advento de modelos mais populares e baratos, tem atraído os moradores a começarem a adquirir e instalar câmeras de rede sem fio para diversas funções em casa ou pequeno escritório.
Entre essas características domésticas, podemos citar:
- Monitoramento de roubo e furto, principalmente como supressor
- Equipe de acompanhamento
- Monitore remotamente crianças, bebês e até animais de estimação