No campo dos sistemas de vigilância e segurança eletrônica, CCTV é a sigla para Closed Circuit Television, que se originou da sigla em inglês CCTV (Closed Circuit Television) do mesmo serviço.
Mas o que é realmente Circuito Fechado de TV? O CFTV nada mais é do que um sistema de vigilância interno realizado por câmeras distribuídas e conectado a um sistema central que fornece imagens por meio de monitores e registra essas gravações.
Circuito Fechado de TV é usado principalmente para vigilância e vigilância e é projetado para registrar incidentes de segurança, vandalismo, má conduta e alguns outros incidentes. No entanto, também é amplamente utilizado para outros fins, como monitoramento de estradas, meio ambiente, comportamento, segurança do trabalho, etc.
Circuito Fechado de TV: Sistema Analógico x Digital
Para ter uma boa ideia do que é Circuito Fechado de TV, também é importante entender Instalação de alarme osasco e a diferença entre os dois sistemas utilizados (analógico e digital).
Desde o início, foi utilizado um sistema analógico, onde as câmeras analógicas eram conectadas a um dispositivo central (DVR) via cabos coaxiais, e as imagens eram exibidas em um monitor específico.
Com um sistema digital, a qualidade da imagem é muito superior devido ao uso de câmeras com tecnologia IP, que são conectadas a um terminal central (NVR) via cabos UTP (cabos de rede), que podem eventualmente fornecer imagens remotamente, via monitores HD, e até mesmo via celular e computador tablet.
Os sistemas analógicos ainda são os mais utilizados devido às tradições estabelecidas ao longo das últimas décadas, principalmente devido ao seu menor custo, mas ainda mantendo uma qualidade aceitável.
Por outro lado, os dispositivos digitais costumam ser mais caros, mas a qualidade do detalhe da imagem é muito maior, o que tem sido a tendência atual e futura do mercado.
Principais Vantagens
Com o uso do CFTV, as equipes de segurança podem monitorar o que está acontecendo em cada ambiente em tempo real ou mesmo remotamente 24 horas por dia e tomar as medidas necessárias caso alguma anomalia seja detectada.
Além disso, permite que as imagens sejam gravadas e analisadas posteriormente, auxiliando na identificação de suspeitos e até mesmo usadas como prova em processos judiciais.
Outra vantagem é que a presença de sistemas de CFTV, principalmente por conta das câmeras, inibe as ações de criminosos e mal-intencionados, pois fica claro que tudo que é feito no ambiente é monitorado e registrado.
Circuito Fechado de TV: Principais Equipamentos
Para resumir, podemos dizer que um sistema de CFTV é composto por 3 elementos:
Equipamento de captura de imagem e áudio
Responsáveis pela captação de imagens e, em alguns casos, de sons do ambiente, entram em cena câmeras e microfones.
Existem vários tipos de câmeras analógicas e digitais no mercado, cada uma adequada para uma variedade de ambientes e situações. Eles são caracterizados pelo alcance, qualidade da imagem, movimento, aparência e várias outras características, que detalharemos em artigos específicos.
Fiação
A câmera e o sistema de controle são conectados por cabos. Os sistemas analógicos utilizam cabos coaxiais, enquanto os sistemas digitais utilizam cabos de rede UTP, da mesma forma que os computadores. As fibras ópticas também podem ser usadas em sistemas digitais em certos casos.
Gerenciar e armazenar dispositivos
O dispositivo centralizará as imagens recebidas pelas diversas câmeras, disponibilizando-as para monitores e outros dispositivos de acesso, além de registrar informações para eventuais consultas futuras.