Você já tem equipamentos de monitoramento em seu negócio? Independe da área ou setor em que você atua. Em uma loja pequena, média, grande ou um prédio comercial, esses sistemas de segurança são de extrema importância. Para controlar a perda interna, há medidas que você já deve ter tomado, como treinamentos da equipe, por exemplo.
Mas e a perda externa? Essa está relacionada a fatores desconhecidos, geralmente. É o caso dos furtos, invasões ao imóvel e arrombamentos. Para prevenir tudo isso você deve instalar equipamentos de segurança que monitorem o espaço e alertem se houver algum furto. Veja agora quais são os equipamentos básicos de segurança que sua loja precisa ter!
1. Invista em câmeras e Circuitos Fechados de TV
Os Circuitos Fechados de Televisão, ou CFTV, representam um dos sistemas de segurança mais usados pelas empresas. As câmeras são as protagonistas entre os equipamentos de monitoramento. Elas costumam inibir as ações criminosas. Você mesmo pode acessar as filmagens usando seu celular ou computadores, se preciso for.
Mesmo que às vezes o criminoso ignore as câmeras, elas ainda são eficazes. Será registrado tudo o que ocorreu durante um furto ou um roubo no seu negócio. Você pode escolher onde exatamente instalar essas câmeras. Distribua os equipamentos por setores onde circula a clientela e também internamente, nos estoques e na administração.
2. Opte por equipamentos de monitoramento com alarme
Alarmes são recursos bastante conhecidos e utilizados, assim como as câmeras. Um dos benefícios deles é que não são dependentes de interferência humana ao serem acionados. Em uma invasão com finalidade de roubo, seus sensores emitirão o alerta. Quase sempre os alarmes ficam direcionados a um cofre, portas de acesso restrito ou de entrada e saída.
O mecanismo desses sistemas funciona por meio de sensores, que captam movimentos mínimos. O alarme pode emitir um sinal sonoro, enviar alerta à central de monitoramento e também mandar avisos a você. Geralmente, o sistema é ativado por senhas, fazendo com que só gente autorizada possa desativá-lo.
3. Aposte com confiança em controles biométricos
Aqui estamos falando de um sistema mais focado nas pessoas que trabalham na loja ou para ela: colaboradores, administradores, fornecedores. Ele tem um custo mais elevado, mas está entre os mais eficazes equipamentos de monitoramento. A autorização para alguém entrar só é garantida após a leitura da impressão digital, do rosto ou da retina.
Esse sistema é muito eficiente ao impedir alguma fraude ou que pessoas estranhas entrem no estabelecimento. O mecanismo deverá ser instalado em locais com entrada controlada ou acesso restrito. Alguns exemplos são os cofres, os estoques ou salas de diretorias.
4. Conheça os botões de pânico e como funcionam
Esse tipo de botão é uma solução vinculada ao sistema dos alarmes. Geralmente está instalado em pontos estratégicos da empresa, como em móveis ou paredes. Só o administrador principal da loja e os funcionários podem acessá-lo.
A ideia deste equipamento de segurança é usar da discrição e permanecer sempre próximo ao colaborador. Caso for necessário, ele acionará um alarme direcionado à central de segurança. Esta verifica a situação e toma as medidas necessárias.
Esses são os principais e indispensáveis equipamentos de monitoramento que vale a pena instalar em sua loja. Assim, você estará munido de muito mais segurança, prevenindo a ocorrência de assaltos ou outros crimes. Circuito de TV, câmeras, alarmes e botão de pânico compõem o básico para proteger seus funcionários e o seu patrimônio.
Agora você já sabe em quais equipamentos de segurança investir para a sua loja. O Grupo Extrema oferece esse e outros serviços de proteção 24 horas. Entre em contato conosco, teremos a maior satisfação em atendê-lo!