Para muitos, a ideia de central de alarme ou central de monitoramento é muito vago, e na hora da contratação do serviço acabam não sabendo bem como fazer esta escolha.
Ao projetar um sistema de segurança eletrônica, você pode optar por instalar um painel de alarme monitorado, ou então, não monitorado por uma empresa de segurança especializada. A central de alarme não possui vigilância constante, enquanto a central de monitoramento conta com 24 horas por dia de vigilância em seu patrimônio.
A seguir mostraremos as principais diferenças entre os sistemas para que você possa começar a entender o que julga melhor para a sua necessidade, acompanhe, central de alarme ou central de monitoramento?
Qual o melhor: central de alarme ou central de monitoramento?
Central de alarme
A opção de sistema central de alarme, é uma solução de segurança eletrônica amplamente usada em residências, empresas e locais públicos de vários tamanhos.
Este modelo de segurança consiste em sensores de vários tipos e sistemas, que emitem sinais quando detectam eventos suspeitos. Aprenda sobre alguns tipos de sensores e sistemas que compõem o painel de alarme:
Sensores magnéticos
Os sensores magnéticos geralmente são instalados nas portas, entradas e janelas e detectam sua abertura ou violação. Após a ativação, eles enviam um sinal ao painel de controle para notificar o evento.
Sensores de presença
Os sensores de presença usam tecnologias de infravermelho e microondas para detectar a presença de pessoas. Eles podem ser usados tanto em ambientesfechados como ao ar livre.
Sensores de barreira ativa
Estes sensores são instalados em pares, comunicam-se entre si através de uma peça transmissora e outra receptora. Quando essa comunicação é “cortada” por um movimento ou invasor, o sensor envia o sinal para a central.
Esse sistema é geralmente utilizado em locais onde não se pode instalar cercas elétricas (muros baixos, por exemplo). Apesar de não emitirem pulsos elétricos, são eficazes na detecção de algum movimento incomum.
Cerca elétrica
A cerca elétrica é um gerador de pulsos elétricos, que pode proteger os arredores de um ambiente e transmitir as informações de interrupção ou tentativa de invasão quando conectado ao painel de alarme.
A central de alarme não supervisionado é um sistema eletrônico projetado para proteger um local específico. Quando ativado pelo sensor, o painel de controle emite um alarme se ocorrer dano ou intrusão provocada pelo homem. No entanto, é responsabilidade do proprietário verificar os alertas emitidos.
Central de monitoramento
A principal diferença para você que busca saber mais sobre central de alarme ou central de monitoramento é a vigilância ser assistida em um e no outro sistema não.
A central de monitoramento conta com profissionais que estarão vigiando seu patrimônio 24 horas por dia. Ou seja, após a ativação do alarme na central, um alerta será enviado ao software monitorado pela empresa de segurança.
Dessa forma, eles são responsáveis por ajudar na verificação de quaisquer sinais de preocupação no local. Assim que verificado, a empresa entra em contato e envia profissionais para investigar o ocorrido.
Muitos consideram entre central de alarme ou central de monitoramento, a segunda opção como sendo a mais eficaz e segura, mas isso irá depender de sua necessidade específica.
Tenha ao seu lado a melhor empresa para a segurança de seu condomínio
Você já tem uma opinião formada em relação a sua preferência entre central de alarme ou central de monitoramento? Quer implantar um sistema de segurança em seu patrimônio, realizado por uma empresa que procura entender suas necessidades, para em seguida entregar um serviço assertivo?
Sabemos onde você pode encontrar o melhor, e é aqui mesmo, com o Grupo Extrema! Atuamos há 30 anos no segmento de segurança eletrônica e podemos lhe ajudar a ter um dia a dia mais tranquilo. Depois de analisar e entender o que você precisa, vamos elaborar uma proposta alinhada às suas necessidades com o melhor custo benefício.
Solicite um orçamento agora mesmo para nosso time de atendimento e não deixe de melhorar sua segurança!
Gostou do conteúdo acima sobre central de alarme ou central de monitoramento? Falamos mais sobre este assunto em nossas redes sociais! Acompanhe o Grupo Extrema no Facebook e Instagram. Além disso, visite nosso blog e confira os artigos que podem lhe ajudar a viver com mais tranquilidade.